Bem-Vindo - Welcome - Bienvenido - Bienvenue - Benvenuti - Willkommen

Pretendo caro leitor compartilhar aqui alguns passatempos e reflexões que se apoderam nessa peregrinação de nossa temporalidade. Seja sobre Deus; seja sobre o homem; seja sobre a poesia e as artes; ou mesmo sobre meras bobagens. Desejando que não sejam meras palavras (flatus vocis), mas que tais palavras de certa forma adentrem além da superfície dos seus olhos e quem sabe chegar a sua alma.

A vós poetas e artistas, pensadores e leigos, sintam-se a vontade esse espaço é vosso também.

domingo, 15 de maio de 2011

A Liberdade de Expressão está ameaçada?

Estou pense muitos brasileiros durante a Ditadura Militar e que agora, diante de algumas novas situações me levam a temer a perca desse direito dentro de alguns anos. Estou sendo exagerado? Penso que não, vejamos alguns problemas que são notórios.ando pensando seriamente sobre a questão da liberdade de expressão que foi tanto defendida e labutada ao sangue de muitos.

Vivemos em uma "democracia", e segundo o princípio etimológico e a própria concepção grega que dera origem a esse modelo político de poder, onde o "povo" (demos) e "cracia" (kratos/poder/governo) é a potestade atuante no Estado, ou seja, o povo detém o poder de decidir sobre si mesmo, nesse caso em um espaço chamado de "res-pública" ou espaço público, em pró de um "bem" comum, ou da "felicidade" de toda Polis, através de princípios fundamentados na cidadania que é o próprio "ser" atuante na polis (cidade) guiados pela ética que visaria o bem comum já citado acima. Visto esse primeiro rodapé retorno ao nosso tempo, e percebo que os princípios da democracia grega ainda estão de pé, pelo menos teoricamente nele nos baseamos, e por isso temos eleições diretas ao qual podemos decidir quem serão os representantes do "povo" que decidirá sobre o "bem-comum" do Estado. 

Até aí tudo bem, contudo quando falamos de Estado, vejo que quanto mais figuramos um avanço  democrático, hoje eu me sinto ameaçado por esse modelo, não pelo que ele é ou representa, mas pelo que ele está se tornando, no sentido de se intrometer demasiadamente no meu espaço privado, e por que digo isso ? Digo isso, porque hoje tramitam leis que ferem a própria constituição brasileira quanto a Liberdade de Expressão e a invasão de espaços tão sacramente privado, isto é, o lar de cada um de nós. Com novas leis em trâmites como, por exemplo, o da "homofobia" que em sua própria etimologia se mostra errônea, porque se, por exemplo, uma pessoa discordar das práticas homossexuais, não significa um "pavor", "medo", "aversão" pela pessoa humana, ou seja, quando falamos de homofobia estamos falando de pessoas que não conceberiam a ideia, nem em hipótese de estar em um mesmo ambiente que uma pessoa homossexual. Daí o que vejo de leis como essa é justamente a perca do meu direito de dizer o que acho correto ou errado; o direito de dizer ao meu filho o que é certo ou errado etc. Então o Estado se intromete e fere a própria constituição que é a mantenedora da democracia, fora que eu nem citei a questão da Liberdade Religiosa. 

Por favor caro leitor não entenda equivocadamente minhas palavras, eu não faço apologia a violência, ou discriminação; sou contra qualquer exclusão martirizadora das pessoas, isso é base da minha fé cristã. O que defendo é meu direito de falar sobre práticas, assim como defendo o direito de qualquer um em criticar a minha fé, minhas convicções, minha ética e moral cristã, a constituição permite isso. Porém, vejo que cometerão logo logo essa deturpação, isto é, silenciando a uns como já fizeram e ainda fazem como a "negros", "idosos", "índios", "pobres" e "homossexuais" e dando demasiada voz a outros. Não é isso que eu quero, mas sim um diálogo democrático e constitucional sem favorecer demais a uns e assim desfavorecendo a outros. 

"somos todos iguais na mentira e na verdade..." diz a música, e nela vemos que apesar de iguais podemos agir de formas diferentes. Acho que já falei demais e sintam-se a vontade de criticar minhas palavras, pois aqui se faz um espaço democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário