Bem-Vindo - Welcome - Bienvenido - Bienvenue - Benvenuti - Willkommen

Pretendo caro leitor compartilhar aqui alguns passatempos e reflexões que se apoderam nessa peregrinação de nossa temporalidade. Seja sobre Deus; seja sobre o homem; seja sobre a poesia e as artes; ou mesmo sobre meras bobagens. Desejando que não sejam meras palavras (flatus vocis), mas que tais palavras de certa forma adentrem além da superfície dos seus olhos e quem sabe chegar a sua alma.

A vós poetas e artistas, pensadores e leigos, sintam-se a vontade esse espaço é vosso também.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sempre uma Boa Nova - Natal


Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.  (Mateus 1:23)

O ocidente que perdura recebe a nomenclatura de ‘cristão’, e não é possível negar, ainda que qualquer indivíduo tenha concepções distintas de boa parte das práticas e costumes cristão, ele está cercado pela própria remanescência da cristandade. Se você mesmo sendo ocidental compreende que não precisa de perdão, arrependimento, misericórdia e justiça, esse texto não é para você. Contudo, se diz isto, pois estamos no mês de celebração do Natal, e tal data é a própria celebração do Emanuel que chegou, como no texto descrito da sacra escritura, a própria esperança que se fez habitar entre os homens sem distinção de qual homem precisaria de sua chegada.

Qual é a mensagem sempre nova e entusiasmante que se repete ano após ano, e que sempre traz a humanidade votos de celebração e partilha; votos de amor e misericórdia; votos de humildade e de felicidade? É a mensagem que só os pequeninos dessa terra poderiam ouvir, é a mensagem a qual aqueles que se sentem doentes e carentes podem escutar, pois a soberba e auto-suficiência não condizem com a chegada de Emanuel, Cristo o Senhor. Porém, se ao menos você se dispõe e entende que há algo de bom nesta mensagem, é bem provável que a Luz que irradiou a terra a dois mil e onze anos atrás, também se faça visível a você.

Deus conosco! No verso não está descrito – Deus esteve conosco, ou estará conosco. Mas o sempre presente, Deus conosco aqui, hoje, ontem e sempre. A novidade que é mostrada e apontada a cada homem de boa fé, é a mensagem de que Deus conosco para salvar, sarar, compreender, sofrer conosco, estar conosco. Aos pequenos desta terra primeiro fora anunciada a chegada do Salvador, os pastores receberam as boas novas de que o Cristo chegara. Mas Deus não é excludente, não são aos pobres materiais somente que a ele importa mostrar a Luz, mas aos necessitados espiritualmente, aqueles que tem sede de justiça e desejam salvação, este foi o caso dos magos de terras distantes que foram visitar o Salvador e levar-lhe presentes. Que ironia por sinal, não foram os homens a presentear o Rei dos reis, mas o próprio Deus feito homem deu-se ao homem, presenteando a todos com a possibilidade da vida, vida eterna e abundante.

Vinde todo homem e mulher, que o Cristo se fez habitar, o Emanuel que é Deus conosco se mostra a todos, todos os dias, pois a celebração natalina é diária e perpétua...  


Nenhum comentário:

Postar um comentário