Bem-Vindo - Welcome - Bienvenido - Bienvenue - Benvenuti - Willkommen

Pretendo caro leitor compartilhar aqui alguns passatempos e reflexões que se apoderam nessa peregrinação de nossa temporalidade. Seja sobre Deus; seja sobre o homem; seja sobre a poesia e as artes; ou mesmo sobre meras bobagens. Desejando que não sejam meras palavras (flatus vocis), mas que tais palavras de certa forma adentrem além da superfície dos seus olhos e quem sabe chegar a sua alma.

A vós poetas e artistas, pensadores e leigos, sintam-se a vontade esse espaço é vosso também.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os olhos que contemplam o mundo

Estive pensando esses dias sobre a "contemplação do mundo" e isso no sentido de como as pessoas veem e vivenciam o que vem no "aí" do mundo. Foi uma pena, fiquei triste com o que concluí, e admito que posso não estar certo quanto a isso, porém é tão inegável que a raridade que se encontra alguém que lhe proporcione um contemplar de mundo ou do mundo além das representações de representações que nos acometem a vista, que você terá que concordar comigo em alguns pontos caro leitor.

Preciso dizer que só vejo dois tipos de pessoas ou categorias (não a aristotélica) de pessoas que vislumbram o mundo de uma forma verdadeiramente colorida e esses tais são os Filósofos e os Artistas. Mas preciso antes de tudo explicar que quando me refiro a filósofo e artista, de certa forma excluo o restante de indivíduos, mas entendo que todos os outros derivam desses dois tipos que citei anteriormente. Um adendo a isso é primeiro você entender que quando me refiro a filósofo e artista, não falo de maneira vulgar e superficial como geralmente é compreendido tudo nessa sociedade deslocada de significados, antes de mais nada, falo daqueles indivíduos que enxergam a vida de uma forma tão peculiar que dialogam com o mundo através do pensar e do belo, das artes e da busca pela verdade. O que digo é, o olhar nunca superficial do que é o filósofo e a visualização do mundo de forma muitas vezes genial de um artista torna tudo tão peculiar e diferente que apreende e nos remete para fora de nossa alienação de suposições. Ainda mais se me permite , eu quero indicar um terceiro grupo de pessoas, e tais está relacionada ao contemplar pela fé, sim o olhar religioso (mas por favor não cometa o equívoco de confundir esse indivíduo religioso, do religioso que você está acostumado a ver), esse religioso é alguém que vislumbra o mundo de um forma transcendente e esperançosa, sempre um passo além dos outros. Uma nota sobre o religioso é que o perigo está com qual fé ele olha o mundo, porque há um tipo de fé unica que compõe o todo do mundo e resume-se na perspectiva da eternidade, uma fé tal que ressuscitou o próprio doador da fé verdadeira, o λόγος Eterno.


Se você não concordou com o que foi dito caro leitor, pense pelo menos que tipo de visão tu tens de mundo e do mundo; qual sua real relação consigo e com o "aí" do mundo. Perdoe-me a arrogância.


                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário