Bem-Vindo - Welcome - Bienvenido - Bienvenue - Benvenuti - Willkommen

Pretendo caro leitor compartilhar aqui alguns passatempos e reflexões que se apoderam nessa peregrinação de nossa temporalidade. Seja sobre Deus; seja sobre o homem; seja sobre a poesia e as artes; ou mesmo sobre meras bobagens. Desejando que não sejam meras palavras (flatus vocis), mas que tais palavras de certa forma adentrem além da superfície dos seus olhos e quem sabe chegar a sua alma.

A vós poetas e artistas, pensadores e leigos, sintam-se a vontade esse espaço é vosso também.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Deus misterium est!

Você assim como eu já pensou ou pensa como podemos conceber Deus, quem ele? Como ele é? Qual é sua essência? Etc... Mas o que podemos realmente saber sobre dele?
A primeira resposta seria talvez - a natureza reflete o Criador! Como disse o Apóstolo Paulo; ou então - a bíblia esclarece-nos quem ele é e como se relacionar com ele. Bem, digamos que não discordarei dessas duas premissas, todavia Deus ser compreendido pela criação, venhamos e convenhamos que isso não é possível. Da natureza tiramos apenas partículas ou centelhas do que o Criador deixou de si e de seus atributos. E quanto a bíblia? Bem, a bíblia creio eu fora inspirada por Deus através dos homens e por isso mesmo, por ter o homem no meio da conversa como veículo, enxergo que ela não pode nos dar a real clareza de quem Deus é.

Por isso o título do tópico leva esse nome "Deus misterium Est" (Deus é mistério). Deus é mistério, ainda que não em absoluto mistério, ele continua a ser mistério. A palavra mistério derivada de Misterium vem de uma outra palavra dada aos místicos que significa "fechar os olhos e as bocas até ouvir o silêncio". E pegando esse contexto de mistério, compreendo que Deus só se tornará acessível quando nada externo a nós tente nos induzir a Ele, mas sim quando tudo que é interno a nós através da fé, nesse instante, Deus por si mesmo entra em contato conosco, lembrando é tudo possível por Ele, inclusive o acesso a Ele.


Olhando para o Cristo, vejo ali o "misterium tremendum" que transcendeu todo o incompreensível e misterioso de Deus, dando-nos um acesso perpétuo. Porém lembro-te "até o vermos face a face" I Cor. 13:12, ainda o veremos só por reflexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário